Foto: Michel Vieira, Divulgação
Na 4ª edição, o Debut Solidário deste ano contempla dez meninas em situação de vulnerabilidade social com uma festa de 15 anos. O projeto social foi criado em 2017 pela empresária Cristina Oliveira, da Kris Eventos, e tem como objetivo oferecer uma noite especial para as garotas que sonham em comemorar essa data, mas não tem condições de custear todos os gastos. A comemoração coletiva será na próxima quarta-feira (1º de novembro), às 20h, no Floratta.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O Debut Solidário foi viabilizado por meio de parcerias com cerca de 50 empresas da cidade. As garotas selecionadas vão receber uma cerimônia completa, que inclui, além de vestido e maquiagem, salão compartilhado, buffet, bar, decoração, som, iluminação, fotos, filmagem e dj. Cada uma delas pode levar 30 convidados.
– Tomou uma proporção um pouco maior do que imaginava porque, quando resolvi fazer, liguei para várias pessoas que são minhas parceiras em eventos e que estou habituada a trabalhar. É uma rede grande de apoio e todo mundo falou que era parceiro e ajudava no que precisasse. Na primeira edição, contemplamos cinco meninas, na segunda, foram dez, e na terceira, 12 – relata Cristina Oliveira.
Nesta edição, o projeto foi voltado para meninas nascidas em 2008, com renda familiar de até um salário mínimo, e com matrícula e frequência na rede pública de ensino. A seleção das contempladas foi realizada entre agosto e outubro. As interessadas se inscreveram em um formulário, relatando sua história e por qual motivo desejavam uma festa de 15 anos. Familiares e conhecidos também podiam fazer a inscrição das meninas.
– Seleciono as melhores histórias, vou na escola, procuro família ou projeto de Organização Não Governamental (ONG) que a menina participa. Depois que faço a seleção, vou até a casa ou escola para dar a notícia para elas, tudo é feito de surpresa. Esse momento é bem emocionante porque elas sonham muito com uma festa de 15 anos, mas não tem condições para fazer. O projeto tem como intuito, unicamente, realizar esses sonhos. A partir disso, intensificamos o trabalho, porque normalmente temos um mês para (preparar) o evento, mas elas têm tudo que tem uma festa de 15 anos de alto padrão – explica Cristina.
Conforme a organização, ainda há pendências com relação aos salgadinhos e doces da festa. Por isso, empresas interessadas em contribuir com essa edição do projeto social podem entrar em contato pelo telefone (55) 99119-9380.